Contexto de Uso de Filmes, Documentários e Desenhos Animados no Ensino de Ciências.
Divulgo agora parte dos resultados obtidos por mim na pesquisa sobre audiovisuais realizada através do Programa de Iniciação Científica da UnB entre 2011 e 2012.
Os nomes dados às escolas e às professoras na pesquisa são fictícios, com o intuito de preservar as suas identidades.
Espaço
destinado à exibição dos filmes.
Nas escolas Alfa, Beta e Delta os filmes
foram assistidos na própria sala de aula. Questionadas se a escola teria um
espaço próprio para exibição de filmes, essas escolas afirmaram ter sala de
vídeo, porém os equipamentos como televisão e DVD encontravam-se danificados.
Na escola Celta, a sala de vídeo estava sendo reformada e a TV móvel da escola
danificada. Por esse motivo os alunos assistiram ao filme na biblioteca, que
continha uma televisão e o aparelho de DVD. Como não tinha cadeiras suficientes
todos, os alunos sentaram no chão, inclusive a professora. Além disso, a
biblioteca não tinha ventilação suficiente, fazendo com que os alunos
reclamassem do calor. O barulho de obras na escola atrapalhava a concentração
dos alunos.
Atividades
realizadas antes e depois da exibição dos filmes
Dentre as principais atividades que as
professoras desenvolvem com os alunos depois da exibição de um filme estão
atividades de ilustração, produção de texto e comentários relacionados ao conteúdo
abordado. Essas atividades são importantes para o desenvolvimento da capacidade
de interpretação e observação dos alunos. Especificamente nas aulas de Ciências
a professora P4 utiliza filmes para contextualizá-los a determinada situação,
para trabalhar conceitos científicos entre outros, além de trabalhar temas
relacionados ao filme. As matérias em que as docentes utilizam os filmes são
Português, Ciências, Matemática, Geografia, História e Ensino Religioso, além
também de utilizarem o filme de forma interdisciplinar e recreativa.
Dificuldades encontradas
A metade das professoras ressalta que a
maior dificuldade está em encontrar FDD que realmente abordem o
assunto/conteúdo desejado pelo professor, o que segundo eles, exige uma escolha
criteriosa, pois às vezes o filme contempla o conteúdo, mas a classificação
indicativa do filme não permite que seus alunos assistam ao filme. Quanto a
essa dificuldade podemos elaborar a hipótese de que essas professoras não têm
conhecimento sobre os filmes disponibilizados pela TV Escola, que além dos
“filmes” estarem disponíveis na internet, oferece, segundo a Secretaria de
Educação à Distância, 17 horas diária de programas como debates, séries
educativas, entre outros. Outra dificuldade
citada é a escolha de filmes que as crianças ainda não tenham visto. Segundo a
professora (P4), tal fato dificultava passar FDD com mais frequência aos
alunos: “Os alunos já têm bastante acesso aos filmes por conta da pirataria,
internet, etc e acabam não se interessando pelos filmes que o professor leva!”.
Outra dificuldade ressaltada foi o
espaço físico usado para a exibição do filme. Em observação de campo, a
pesquisadora pode ver que o espaço físico não era adequado para os alunos
assistirem FDD. Além disso, equipamentos
de TV encontravam-se danificados nas escolas, o que impedia os professoras
usarem o recurso audiovisual com mais frequência. Pode-se observar também que
as escolas improvisavam o espaço para a exibição de filmes, como por exemplo, a
biblioteca da escola. A professora (P2) mencionou que se o filme for de má
qualidade (áudio, imagens, enredo) eles não se interessam, acabam logo perdendo
a atenção. Como observado na aula em que foi exibido o filme “Alvin e os
esquilos 3”, o áudio não apresentava boa qualidade, o que ocasionou a
reclamação de alguns alunos. Porém a professora P3 não pode fazer nada, pois
naquele momento dispunha somente daquelas caixas de som e pediu que os alunos
fizessem silêncio para tentar ouvir. Outra aspecto observado foi a falta de
familiaridade de alguns professores com a manipulação dos aparelhos.
O
Planejamento Pedagógico e os Filmes
Todas as docentes disseram que a
exibição de filmes consta no seu planejamento de ensino, porém o que foi
observado é que apesar de ter esse planejamento para a exibição de filmes, o
mesmo era flexível, pois em pelo menos 03 (três) vezes em que a pesquisadora
foi às escolas para observar as aulas de vídeo estas mesmas aulas não
ocorreram.
Todas as professoras disseram que
assistiam aos filmes em sala de aula antes de passá-lo aos seus alunos, o que
demonstra a preocupação das mesmas em utilizar os FDD de forma criteriosa e que
venham acrescentar algo aos alunos. Nesse quesito, é importante que o professor
assista ao vídeo, analise, observe , selecione, questione o conteúdo do FDD
para decidir como e onde vai utilizá-lo como ferramenta pedagógica. Não é só passar
o filme por passar ou “tapar buraco”. Deve-se ter bem claro as possibilidades
de uso educativo dos recursos audiovisuais no sentido de favorecer o processo
de ensino-aprendizagem dos alunos. (Intencionalidade pedagógica).
Critérios para escolha de audiovisuais
Sobre
os critérios utilizados pelas professoras na escolha de um filme a ser exibido
aos seus alunos, é recorrente a preocupação em verificar se o filme contém o
conteúdo abordado no plano de aula do professor, se o tempo do filme não é
muito longo, pois segundo as professoras um filme com um tempo de duração muito
longo acaba cansando os alunos. Além disso, é preciso que o tempo do filme
obedeça ao tempo da aula destinado à exibição do filme, geralmente duas aulas
(2 horas). Seria preferível que o professor
dispusesse do tempo necessário e suficiente para passar o filme e logo após a
exibição iniciar as atividades relacionadas ao filme.
A professora (P2) disse que costuma
utilizar filmes que tenham relação com as datas comemoradas na escola, como por
exemplo, Dia do Negro, Dia dos índios, etc, como forma de introduzir ou
complementar certo conteúdo. Já a professora (P3) disse que os filmes são
utilizados em suas aulas de forma recreativa, não tendo a preocupação/obrigação
de utilizá-los como um recurso propriamente didático, deixa os alunos levarem o
filme no dia em que é destinada a exibição do mesmo. A professora faz uma
votação para saber qual o filme é mais votado, sendo que este é exibido aos
alunos.
Vale ressaltar que recursos audiovisuais
como filmes e desenhos animados não têm somente caráter recreativo. O professor
pode e deve usar este recurso a favor do ensino, já que fica claro que o uso do
filme é uma estratégia que motiva o interesse do aluno, constituindo-se em um
diferencial às aulas expositivas. Para que o uso do recurso audiovisual em sala
de aula tenha sucesso, é preciso que todos os momentos sejam bem acompanhados
pelo professor, desde a escolha adequada e criteriosa do vídeo, sua exibição
até a mediação do conteúdo em si, ou seja, a forma como o assunto do vídeo é
trabalhado pelo professor.
Frequência
de Exibição dos Filmes.
A
maioria das professoras (P2, P3 e P5) afirma trabalhar com filmes uma vez por
semana. Ressalto que a professora A4 que não costuma exibir filmes toda a
semana para que a atividade não se tornar costumeira: “Mensalmente. Apesar de termos horários agendados em todas as
semanas, não costumo levá-los semanalmente, pois acaba ficando maçante e
desinteressante para os alunos. Gosto das expectativas que eles criam a cada
mês”. A professora também ressalta que não costuma passar filmes com frequência
à turma, pois eles conversavam muito durante projeção de audiovisuais, o que
foi observado em todas as aulas. Os alunos facilmente se distraem com alguma
conversa paralela, barulhos, pessoas transitando pelo corredor da escola,
fatores que dificultam se concentrarem no filme.
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