domingo, 6 de janeiro de 2013

Contexto de Uso de Filmes, Documentários e Desenhos Animados no Ensino de Ciências.


Divulgo agora parte dos resultados obtidos por mim na pesquisa sobre audiovisuais realizada através do Programa de Iniciação Científica da UnB entre 2011 e 2012. 

Os nomes dados às escolas e às professoras na pesquisa são fictícios, com o intuito de preservar as suas identidades.


Espaço destinado à exibição dos filmes.


Nas escolas Alfa, Beta e Delta os filmes foram assistidos na própria sala de aula. Questionadas se a escola teria um espaço próprio para exibição de filmes, essas escolas afirmaram ter sala de vídeo, porém os equipamentos como televisão e DVD encontravam-se danificados. Na escola Celta, a sala de vídeo estava sendo reformada e a TV móvel da escola danificada. Por esse motivo os alunos assistiram ao filme na biblioteca, que continha uma televisão e o aparelho de DVD. Como não tinha cadeiras suficientes todos, os alunos sentaram no chão, inclusive a professora. Além disso, a biblioteca não tinha ventilação suficiente, fazendo com que os alunos reclamassem do calor. O barulho de obras na escola atrapalhava a concentração dos alunos.


Atividades realizadas antes e depois da exibição dos filmes


Dentre as principais atividades que as professoras desenvolvem com os alunos depois da exibição de um filme estão atividades de ilustração, produção de texto e comentários relacionados ao conteúdo abordado. Essas atividades são importantes para o desenvolvimento da capacidade de interpretação e observação dos alunos. Especificamente nas aulas de Ciências a professora P4 utiliza filmes para contextualizá-los a determinada situação, para trabalhar conceitos científicos entre outros, além de trabalhar temas relacionados ao filme. As matérias em que as docentes utilizam os filmes são Português, Ciências, Matemática, Geografia, História e Ensino Religioso, além também de utilizarem o filme de forma interdisciplinar e recreativa. 

Dificuldades encontradas


A metade das professoras ressalta que a maior dificuldade está em encontrar FDD que realmente abordem o assunto/conteúdo desejado pelo professor, o que segundo eles, exige uma escolha criteriosa, pois às vezes o filme contempla o conteúdo, mas a classificação indicativa do filme não permite que seus alunos assistam ao filme. Quanto a essa dificuldade podemos elaborar a hipótese de que essas professoras não têm conhecimento sobre os filmes disponibilizados pela TV Escola, que além dos “filmes” estarem disponíveis na internet, oferece, segundo a Secretaria de Educação à Distância, 17 horas diária de programas como debates, séries educativas, entre outros. Outra dificuldade citada é a escolha de filmes que as crianças ainda não tenham visto. Segundo a professora (P4), tal fato dificultava passar FDD com mais frequência aos alunos: “Os alunos já têm bastante acesso aos filmes por conta da pirataria, internet, etc e acabam não se interessando pelos filmes que o professor leva!”.
Outra dificuldade ressaltada foi o espaço físico usado para a exibição do filme. Em observação de campo, a pesquisadora pode ver que o espaço físico não era adequado para os alunos assistirem FDD.  Além disso, equipamentos de TV encontravam-se danificados nas escolas, o que impedia os professoras usarem o recurso audiovisual com mais frequência. Pode-se observar também que as escolas improvisavam o espaço para a exibição de filmes, como por exemplo, a biblioteca da escola. A professora (P2) mencionou que se o filme for de má qualidade (áudio, imagens, enredo) eles não se interessam, acabam logo perdendo a atenção. Como observado na aula em que foi exibido o filme “Alvin e os esquilos 3”, o áudio não apresentava boa qualidade, o que ocasionou a reclamação de alguns alunos. Porém a professora P3 não pode fazer nada, pois naquele momento dispunha somente daquelas caixas de som e pediu que os alunos fizessem silêncio para tentar ouvir. Outra aspecto observado foi a falta de familiaridade de alguns professores com a manipulação dos aparelhos.


O Planejamento Pedagógico e os Filmes


Todas as docentes disseram que a exibição de filmes consta no seu planejamento de ensino, porém o que foi observado é que apesar de ter esse planejamento para a exibição de filmes, o mesmo era flexível, pois em pelo menos 03 (três) vezes em que a pesquisadora foi às escolas para observar as aulas de vídeo estas mesmas aulas não ocorreram.
Todas as professoras disseram que assistiam aos filmes em sala de aula antes de passá-lo aos seus alunos, o que demonstra a preocupação das mesmas em utilizar os FDD de forma criteriosa e que venham acrescentar algo aos alunos. Nesse quesito, é importante que o professor assista ao vídeo, analise, observe , selecione, questione o conteúdo do FDD para decidir como e onde vai utilizá-lo como ferramenta pedagógica. Não é só passar o filme por passar ou “tapar buraco”. Deve-se ter bem claro as possibilidades de uso educativo dos recursos audiovisuais no sentido de favorecer o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. (Intencionalidade pedagógica).

Critérios para escolha de audiovisuais


Sobre os critérios utilizados pelas professoras na escolha de um filme a ser exibido aos seus alunos, é recorrente a preocupação em verificar se o filme contém o conteúdo abordado no plano de aula do professor, se o tempo do filme não é muito longo, pois segundo as professoras um filme com um tempo de duração muito longo acaba cansando os alunos. Além disso, é preciso que o tempo do filme obedeça ao tempo da aula destinado à exibição do filme, geralmente duas aulas (2 horas). Seria preferível que o professor dispusesse do tempo necessário e suficiente para passar o filme e logo após a exibição iniciar as atividades relacionadas ao filme.
A professora (P2) disse que costuma utilizar filmes que tenham relação com as datas comemoradas na escola, como por exemplo, Dia do Negro, Dia dos índios, etc, como forma de introduzir ou complementar certo conteúdo. Já a professora (P3) disse que os filmes são utilizados em suas aulas de forma recreativa, não tendo a preocupação/obrigação de utilizá-los como um recurso propriamente didático, deixa os alunos levarem o filme no dia em que é destinada a exibição do mesmo. A professora faz uma votação para saber qual o filme é mais votado, sendo que este é exibido aos alunos.
Vale ressaltar que recursos audiovisuais como filmes e desenhos animados não têm somente caráter recreativo. O professor pode e deve usar este recurso a favor do ensino, já que fica claro que o uso do filme é uma estratégia que motiva o interesse do aluno, constituindo-se em um diferencial às aulas expositivas. Para que o uso do recurso audiovisual em sala de aula tenha sucesso, é preciso que todos os momentos sejam bem acompanhados pelo professor, desde a escolha adequada e criteriosa do vídeo, sua exibição até a mediação do conteúdo em si, ou seja, a forma como o assunto do vídeo é trabalhado pelo professor.


Frequência de Exibição dos Filmes.

A maioria das professoras (P2, P3 e P5) afirma trabalhar com filmes uma vez por semana. Ressalto que a professora A4 que não costuma exibir filmes toda a semana para que a atividade não se tornar costumeira: Mensalmente. Apesar de termos horários agendados em todas as semanas, não costumo levá-los semanalmente, pois acaba ficando maçante e desinteressante para os alunos. Gosto das expectativas que eles criam a cada mês”. A professora também ressalta que não costuma passar filmes com frequência à turma, pois eles conversavam muito durante projeção de audiovisuais, o que foi observado em todas as aulas. Os alunos facilmente se distraem com alguma conversa paralela, barulhos, pessoas transitando pelo corredor da escola, fatores que dificultam se concentrarem no filme.



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