segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Plano de Aula



Plano de aula feito durante a disciplina Práticas Mediáticas da Educação

Autores:
Aline Alves de Almeida (09/0104595)
Gabriela Freitas de Oliveira
Nathalia Monike Freire Firmino (10/0057047)
Sérgio de Melo Moreira (09/0132351)
Thays Vieira Nascimento (12/0023121)


Título: Estados físicos da água

Ø  Objetivos da aula e sua relação com a avaliação:
  • Reconhecer as diferenças entre os estados físicos da água e as propriedades de cada um.

  • Compreender a água está presente no corpo humano e que é um componente importante para sua sobrevivência e para a manutenção da própria saúde.
  • Adquirir experiência prática sobre os estados físicos da água.
Ø  Inclusão de recursos tecnológicos:

  • 01 Panela
  • Água
  • Geladeira/ congelador
  • Fogão
  • Formas de gelo

Ø  Aula para atender aluno:
4º ano /séries iniciais do Ensino Fundamental.

Ø  Estrutura curricular:

Ciências

Ø  Estratégias/ atividades que o aluno deverá realizar com a aula:

1- Levantar alguns questionamentos na sala sobre a água, tais como:
·        Qual sua utilização?
·        Encontramos água sempre da mesma forma?
·        O que acontece se colocarmos água no freezer, por exemplo?
·        E se aquecê-la? O que acontece?
·        Por que o vidro do carro embaça quando está frio? Explique.
·        Como é feito o ciclo da água?
2- A partir das respostas, o professor poderá propor uma aula de observação utilizando um recipiente com cubos de gelo e outro recipiente com água fervendo. E com o auxílio de um termômetro medir a temperatura de cada um dos recipientes.
3- Os alunos poderão assistir a trechos do filme: "A era do gelo", percebendo as modificações de estado da água, as adaptações dos seres vivos, suas dificuldades neste ambiente, etc.

1ª atividade
1º dia
·        Os alunos deverão encher uma forma de gelo com água da torneira (Nessa parte o professor deverá atentar aos alunos que a água está no estado líquido)
·        Depois deverão colocar a forma com água no congelador.
2º dia
·      No dia seguinte os alunos irão retirar a forma de gelo com água do congelador, e aguardar alguns minutos para retirar o gelo da forma. (Nesse momento o professor alertará os alunos para o estado sólido da água).
·      Depois (essa parte com o auxílio do professor) vão colocar a panela com o gelo no fogo. A água irá voltar ao estado liquido e depois começará a ferver e sair uma fumaça no estado gasoso, e a água começa a desaparecer da panela. (Novamente o professor alertará o aluno sobre o estado gasoso que a água se encontra).

Ø  Duração da aula:
3 aulas de 40 minutos.

Ø  Recursos complementares:

O professor poderá solicitar aos alunos que levem câmeras, filmadoras ou celulares com câmeras, para que eles registrem o experimento, e depois façam a apresentação para os colegas e familiares.

Ø  Avaliação:

A avaliação, de caráter formativo será realizada observando o grau de envolvimento do aluno nas tarefas realizadas, seu interesse pelo assunto, sua participação em sala de aula. O professor estimulará com diversas perguntas a fim de que perceba se os alunos compreenderam como ocorrem as mudanças dos estados físicos da água e as propriedades de cada um.

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